(Foto: Reprodução) Como a mudança climática afeta o preço da comida?
O aumento da temperatura média do planeta afeta a produção de alimentos de diferentes formas: altera o regime de chuvas, reduz áreas de cultivo e aumenta a frequência de eventos extremos. Com isso, o preço também sobe.
☕Alguns cultivos são mais sensíveis ao calor. O café, por exemplo, não tolera bem altas temperaturas. O clima mais quente pode gerar estresse térmico nas plantas e inviabilizar colheitas inteiras em determinadas áreas. Em Minas Gerais e São Paulo, principais produtores do país, áreas de plantio correm o risco de se tornar impróprias.
🌧️As mudanças no clima também afetam o regime de chuvas, e o crescimento das plantas depende não apenas da quantidade, mas também da regularidade da chuva. Alterações nesse ciclo encarecem os custos de produção.
"Os efeitos climáticos mudam o volume e a distribuição das chuvas, e isso é fatal para as nossas safras. Se não chover no tempo certo e na quantidade certa, as safras são prejudicadas. E as nossas lavouras são lavouras extensas, muitas não admitem irrigação porque o custo ficaria elevadíssimo", explica André Braz, coordenador de Índices de Preços na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
🌪️Além disso, o aquecimento global aumenta a frequência de eventos extremos. Ciclones, tempestades fortes e secas prolongadas, por exemplo, podem destruir colheitas inteiras.
Em maio de 2024, por exemplo, as chuvas que inundaram o Rio Grande do Sul causaram prejuízos na agricultura de mais de R$ 1 bilhão, segundo a Confederação Nacional de Municípios.
📈 Um estudo publicado na revista Nature em março de 2024 mostrou que o calor pode fazer os preços dos alimentos subirem até 3% ao ano até 2035. África, América do Sul e sul da Ásia devem ser as regiões mais afetadas.
a COP 30 e nosso futuro
No entanto, para Giampaolo Pellegrino, pesquisador da Embrapa que estuda o impacto das mudanças climáticas na agricultura há quase 30 anos, a falta de adaptação para esta nova realidade climática é o que faz com que a produção de alimentos seja tão afetada.
Ele explica que muitas vezes nem é preciso grandes inovações tecnológicas - só de aplicar as melhores práticas agrícolas que já conhecemos, seria possível deixar o sistema mais resiliente.
O que o café mais caro tem a ver com o clima?
A carne vai ficar mais cara com o aquecimento global?
O aumento da temperatura afeta a produção de leite e ovos?
Entre as estratégias, Giampaolo citou, por exemplo, o uso de estoques reguladores — ter alimentos armazenados o suficiente para compensar as perdas quando houver prejuízo.
"Vamos produzir mais floresta, mais madeira. Vamos manejar melhor o solo, usar menos máquinas, guardar água no sistema, fazer técnicas de conservação. Tudo isso são técnicas que a gente chama de adaptação. Se se reduz o impacto da mudança climática, o sistema fica mais adaptado ao clima futuro", analisa o pesquisador.
É importante ressaltar ainda que o preço da comida que o preço dos alimentos está ligado a uma série de fatores, do preço do dólar às guerras pelo mundo.
COP30 - O aumento da temperatura afeta a produção de leite e ovos?
Como a mudança climática afeta o preço da comida?
g1