Projeto 'Envelhecer com Saúde' estimula prática de atividades físicas na prevenção de doenças
25/04/2025
(Foto: Reprodução) A iniciativa da Semsa atende adultos e idosos com aulas semanais realizadas em praça pública. Projeto Envelhecer com Saúde conta com público variado, não só pessoas da terceira idade
Ascom PMO / Divulgação
A cena de um grupo animado fazendo atividades físicas no raiar do dia na Praça da Cultura virou rotina todas as quintas-feiras no Centro de Óbidos, no oeste do Pará. A disposição para manter o corpo e a mente saudáveis em plena terceira idade, é estimulada pelo projeto “Envelhecer com Saúde”, criado há dois anos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Unidade Básica de Saúde Zuraia Conti Galati.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
São cerca de 45 idosos e adultos beneficiados com o projeto que oferta gratuitamente aulas de dança e atividades com fisioterapeuta, que desenvolvem uma série de exercícios visando principalmente a prevenção de doenças cardiovasculares, devido à maioria dos participantes ter comorbidades como hipertensão e diabete.
A manhã desta quinta-feira (24) foi especial para o grupo, que recebeu uma aula diferente para comemorar o Dia Nacional de Preservação e Combate à Hipertensão Arterial, que será celebrado no próximo sábado (26).
Além da empolgação dos usuários com as aulas e atividades de fisioterapia que contribuem para o controle da pressão arterial ao estimular o sistema cardiovascular, melhorando a condição física e reduzindo o estresse, o encontro desta semana contou com o apoio de outros profissionais que realizaram teste de glicemia, aferição de pressão arterial e a atualização do calendário vacinal.
Idosos são estimulados pelo projeto à prática regular de atividades físicas
Ascom PMO / Divulgação
Segundo a coordenadora do projeto, enfermeira Poliana Savino, o trabalho não é voltado só para a terceira idade, mas também para jovens e adultos que sofrem com alguma alteração emocional, como ansiedade, depressão.
"Hoje, nós temos relatos de pessoas que tiveram uma grande melhora do estado emocional. Esse é o nosso objetivo, trazer qualidade de vida. A gente sabe que as pessoas que praticam atividades físicas são internadas com menos frequência e por isso estamos aqui estimulando um estilo de vida mais saudável, com alimentação saudável. Nós atendemos todos os bairros, qualquer pessoa que chegar aqui será muito bem acolhida, por isso todos que tem interesse são convidados”, explicou.
O autônomo José Paulo Aquino é um dos participantes do projeto e relata os inúmeros benefícios que ele obteve desde que passou a fazer as atividades.
“Melhorei mil por cento em todos os sentidos. Perdi peso, ganhei resistência, a mente ficou ótima, o corpo tá nas alturas graças a esse projeto que já faz dois anos e alguns meses. Isso mudou não só a minha vida, mas a vida de todos que participam. Eu também continuo as atividades ao longo da semana, faço quinta aqui e de segunda a sábado eu mantenho uma rotina de atividades que virou uma mania pra mim”, relatou José Paulo.
O “Envelhecer com Saúde” oferta atividades semanalmente de 6h30 às 7h30. Os exercícios são adaptados às condições do grupo, respeitando a idade e o limite de cada um.
Nas UBSs de Óbidos, os participantes do projeto recebem acompanhamento
Ascom PMO / Divulgação
Para Clarice Batista, que também faz aulas de dança e exercícios com o fisioterapeuta, esse cuidado com cada integrante é o grande diferencial do projeto.
“Porque a gente quando chega numa certa idade, dos cinquenta pra frente, começa a parecer tanta coisa e esse cuidado das atividades, do ritmo da dança, tudo isso nos deixa muito à vontade e estimulados pra sempre participar quando é possível. Isso suspende o nosso alto astral e na idade em que nós estamos isso é fundamental”, contou Clarice.
A Secretaria de Saúde de Óbidos, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mantém outros 12 grupões, como são chamados pelos usuários, que desenvolvem as mesmas atividades em outros bairros da cidade e na zona rural.
Para fazer parte de um dos grupos, é necessário procurar a UBS mais próxima de sua casa e pedir orientação à equipe de profissionais. Antes, é importante passar pela avaliação do médico ou enfermeiro que atua na região onde você mora. Os Agentes Comentários de Saúde (ACSs) também podem auxiliar para encaminhar os interessados para os projetos voltados à melhoria da qualidade de vida de jovens, adultos e idosos.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região