Rua dos Gusmões, antiga via do 'fluxo' da Cracolândia em SP, é revitalizada por moradores e comerciantes; VÍDEO
20/02/2024
(Foto: Reprodução) Cerca de 1.500 mudas foram plantadas e guias das calçadas foram pintadas. Ação feita por voluntários teve apoio da União Santa Ifigênia, grupo de moradores, comerciantes e empresários da região. Rua que era via do 'fluxo' da Cracolândia em SP é revitalizada por moradores
A Rua dos Gusmões, no bairro Santa Ifigênia, em São Paulo, se tornou no ano passado um dos pontos do "fluxo" da Cracolândia e palco de diversos confrontos entre usuários e agentes de segurança. Por lá, centenas de pessoas eram vistas passando a noite usando drogas.
Em abril de 2024, usuários chegaram a atear fogo em sacos de lixo e caixotes de madeira após policiais realizarem abordagens.
No dia 15 de agosto, uma confusão com bombas de efeito moral e balas de borracha foi registrada durante uma operação para dispersar os usuários. Em 7 novembro, a rua foi marcada novamente pelo confronto entre policiais e dependentes químicos.
Moradores e comerciantes se unem para revitalizar rua dos Gusmões, antiga via do 'fluxo' da Cracolândia
Arquivo Pessoal
Mas em dezembro, contudo, houve a migração do "fluxo" para ruas próximas. Foi então que moradores e comerciantes decidiram se unir numa tentativa de revitalizar a rua. Mais de mil mudas foram compradas e estão sendo plantadas nas calçadas.
"Aquela quadra já havia quase morrido devido ao fluxo. Várias lojas fecharam as portas e agora estamos lutando para que a vida floresça por lá. A ideia de revitalizar começou logo que a cena de consumo de droga se deslocou. Donos de um shopping que fica entre a rua Santa Ifigênia e rua dos Gusmões financiaram grande parte da obra, mas hoje muitos comerciantes, pedestres e moradores estão ajudando", diz o sociólogo e pesquisador Sérgio Ilias, um dos voluntários.
Moradores e comerciantes se unem para revitalizar Rua dos Gusmões, antiga via do 'fluxo' da Cracolândia
Arquivo pessoal
Foram compradas cerca de 1.500 mudas de três espécies de flores que florescem o ano todo para que fossem colocadas nas calçadas de toda a rua dos Gusmões. O objetivo é que o cenário fique totalmente diferente do visto em 2023 (veja foto abaixo).
Flores para Rua dos Gusmões em SP
Arquivo Pessoal
"Compramos as espécies vinca, sunpatiens e lanterna amarela. Ao colocarmos, passamos a limpar floreiras pela manhã e a rega é diária. Compramos uma mangueira com 100 metros de comprimento para facilitar o processo. Usamos água de alguns comerciantes da quadra".
"As plantas precisam de carinho e elas ainda estão pequenas. Se houver apoio da sociedade, em 1 ano irão crescer, florir lindamente e ter o tamanho de até meio metro de altura", complementa.
Dependentes químicos da Cracolândia na Rua dos Gusmões, na Santa Ifigênia, em 12 de julho de 2023
Wagner Vilas/Estadão Conteúdo
As guias das calçadas também foram pintadas e a ideia é que o local tenha iluminação diferenciada, conta Sérgio.
"Estamos estudando em fazer um tipo de decoração de rua com lâmpadas que não acendem, com adesivos reflexivos, e também instaurar placas dentro das floreiras, além das obrigatórias placas de 'não jogue lixo' e algumas com curtas poesias. Estamos testando ideias."
Moradores e comerciantes se unem para revitalizar Rua dos Gusmões, antiga via do 'fluxo' da Cracolândia
Arquivo pessoal
"A estética de um local ou rua demanda esforços, trazendo a quem está no local pertencimento e segurança. Pode se tratar de uma questão inconsciente, mas o abandono e noção de que o espaço está maltratado conduz a todo tipo de mau sentimento em relação a nossa cidade."
A revitalização teve apoio da União Santa Ifigênia (grupo de moradores, comerciantes e empresários), que ajudou a levar a ideia aos órgãos públicos.
"Houve boa vontade da prefeitura para tirar dúvidas em todo o processo. Gostaríamos muito que essa ideia se expandisse a partir do sucesso da nossa iniciativa. Mas isso depende muito da iniciativa de muita gente que ama a região", ressalta o sociólogo.
Moradores e comerciantes se unem para revitalizar Rua dos Gusmões, antiga via do 'fluxo' da Cracolândia
Arquivo pessoal
"Imagino, num misto de esperança e aposta, que se essa quadra se tornar conhecida, protegida e amada pela população que comenta a respeito do problema sem se aprofundar e encarar com seriedade e busca de consenso em soluções que demandam toda sociedade, outros comerciantes possam expandir tal ideia", diz.
Leia também
A luta das pessoas de todas as idades para se libertar das drogas na Cracolândia
Feirão de drogas funciona a qualquer hora do dia na Cracolândia em SP
Ainda conforme Sérgio, a questão da falta de segurança e cuidado pelo local está longe de ser solucionada sem a ajuda do poder público e população em consenso.
"Não pertence apenas aos comerciantes e moradores da região essa questão. Há muita gente que entende que a resposta abrange diversas ações, mas é importantes perceber que a questão precisa ser encarada com complexidade e humanidade. É preciso maturidade e um todo de ações e essa iniciativa é uma parte delas. Mesmo que pequena."
"Acho que a melhor palavra é simplesmente amar seu próprio espaço. Sinceramente. Pode parecer simplório mas é isso. Há uma sensação de decadência por conta da decadência estética e humana"
Rua dos Gusmões, na Santa Efigênia, em junho de 2023
Reprodução/Profissão Repórter
Fábio Uzurzo, presidente da União Santa Ifigênia, é comerciante da região há mais de 20 anos. Ao g1, ele ressaltou que apoia o movimento de transformar a região.
"Sobre os canteiros é super válido. A gente, como sociedade civil, comerciantes, a associação, a gente apoia, a gente está ajudando todo o pessoal. E essa cena aberta de uso que tinha ali na Gusmões, a gente reivindicou junto uma manifestação em setembro do ano passado. O governo está vindo com mais policiamento para a cidade".
"Toda ajuda é bem-vinda. Nesse apoio a gente precisa mudar como sociedade, senão a gente vai perder para cenas abertas de uso [de droga], né. Que nem eu falo: quero turismo de compras, não turismo da Cracolândia. Então, é isso que a gente está defendendo, uma mudança social".
Rua dos Gusmões, na Santa Efigênia, em 2023
Reprodução/Profissão Repórter
Rua dos Gusmões, na Santa Efigênia, em junho de 2023
Reprodução/Profissão Repórter
Imagens exclusivas mostram como funciona o tráfico na Cracolândia, em São Paulo